Criança hiperativa é
aquela que nunca pode parar, que está sempre agitada, que não consegue
permanecer sentada, imóvel. O Dr.Serfontein diz que: "Mesmo quando mais
velho, se analisado com atenção, o hiperativo revelará algum tipo de movimento
contínuo das pernas, dos pés, dos braços, das mãos, dos lábios, da
língua". Especialistas dizem que "...há pais e professores que,
ainda, acreditam que o comportamento da criança ou do jovem hiperativo seja de
oposição, e que pode e deve ser controlado". Por isto se torna muito
importante a conscientização de que Hiperatividade é condição orgânica com base
neurológica. E que uma criança ou jovem que se sinta incapaz de controlar os
próprios movimentos, sente-se muito mal a respeito de si mesmo e sua
auto-imagem e auto-estima podem tornar-se muito negativas.
Existem duas
características diferenciais em Hiperatividade:
A primeira delas é da criança
hiperativa com comportamento impulsivo, que fala sem pensar e nunca espera por
nada; que não consegue esperar por sua vez, interrompendo e atropelando tudo e
todos, agindo antes de pensar e nunca medindo as conseqüências dessas atitudes.
Planeja e decide mal e suas ações podem ser perigosas. Como bem explicita o Dr.
Paul Wender, "Essa criança corre para a rua, sobe no peitoril da janela,
trepa em árvores... Por isto sua cota de escoriações, hematomas, cortes e idas
ao médico são significativas".
Um segundo tipo de Hiperatividade tem suas
características mais pronunciadas na dificuldade de foco de atenção. Trata-se
de uma super estimulação nervosa que faz com que essa criança passe de um
estímulo a outro, não conseguindo focar sua atenção em um único objetivo, o que
dá a impressão de que ela é desligada. Ela se distrai facilmente com um
estímulo mínimo que alcance sua visão, com qualquer som ou cheiro, não
conseguindo centralizar sua atenção, suprimindo detalhes de importância
irrelevante. Não é que esse hiperativo não preste atenção em nada, ao
contrário, ele presta atenção em tudo, ao mesmo tempo, não sendo capaz de
destacar um estímulo e ignorar outros. Ele não consegue determinar o foco
principal dentre estímulos que bombardeiem seu cérebro, em que deveria fixar
sua atenção seletiva. É a resposta a diferentes estímulos, ao mesmo tempo, que
dá a essa criança a característica de hiperativa. Não é que ela esteja
desatenta, desligada; ao contrário, o fato dela estar ligada em tudo que esteja
acontecendo a sua volta é que a impede de concentrar sua atenção em um só
estímulo.
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