- Professor, trate seus alunos com respeito, descubra o potencial existente em cada um, assim você estará salvando uma vida.
- Estimule nos alunos atitudes e habilidades para que eles possam inovar, criar e agir de modo pessoalmente responsável; que saibam se auto-gerenciar; que conservem sua individualidade e ao mesmo tempo, trabalhem com eficiência em equipe; que confiem em seus poderes e em sua capacidade de contribuir.
- Ensine o aluno a pensar, a reconhecer discursos lógicos, a ser criativo e a aprender.
- Professores com baixa autoestima são tipicamente infelizes e professores infelizes utilizam métodos destrutivos e humilhantes para manter o controle da classe. Cuidado! Pois os alunos vêem no professor o seu referencial e com ele aprendem o comportamento do adulto.
- Tenha uma profunda confiança no potencial da pessoa com a qual está lidando.
- Atenção! Professores com boa auto-estima estão aptos a nutrir a auto-estima de outra pessoa, proporcionando uma experiência de aceitação e respeito.
- Um dos maiores presentes que um professor pode dar a um aluno é negar-se a aceitar seu auto-conceito negativo.
- O professor deve transmitir aos alunos suas experiências positivas com relação a eles. O aluno sente-se nutrido, apoiado e inspirado.
- Esteja sempre atento ao modo como trata o alunos, dispensando-lhe cortesia, respeito, atenção. Assim você estará criando um ambiente favorável à auto-estima.
- O professor deverá ter a mesma atitude em relação a todos os alunos, pois os mesmos precisam saber que na classe prevalece a justiça.
- Ajude o aluno a sentir-se visível, procurando ressaltar seus pontos fortes, incentivando a auto-apreciação.
- Descubra o que há de melhor no aluno para torná-lo consciente de seus valores e apreciá-los.
- Procure dar atenção especial à alunos tímidos, quietos, procurando trazer estes “para fora”, interrogando-o, fazendo com que fale, diga sua opinião, permitindo que ele experimente sua competência social.
- Mantenha a disciplina na sala de aula através de regras “combinados” que, para serem respeitadas, precisam ser explicadas de forma que cativem os alunos e sejam compreendidas e construídas por eles, nunca impostas.
- O professor deverá ensinar os alunos um respeito nacional pelos sentimentos dos próximos e criar um ambiente no qual essa aceitação seja sentida por todos. Pessoas que se sentem aceitas têm facilidade de se aceitarem.
- Para o professor conseguir incentivar nos alunos a auto-aceitação precisa estar pronto para aceitar os sentimentos deles, buscando compreendê-los sem se deixar dominar por eles.
- Cultive relações interpessoais positivas, competentes e bem-sucedidas.
- Professores eficientes sabem que os alunos só aprendem construindo sobre os pontos fortes e não sufocando as fraquezas. Com isso constroem a competência, dando aos alunos tarefas condizentes com o nível de habilidade de cada um.
- Ajude o aluno a passar de uma atitude de “aluno obediente” para a de “aluno responsável”, capaz de questionar e se necessário, desafiar.
- Se o objetivo do “Professor” é construir a auto-estima naqueles que foram confiados aos seus cuidados, ele deve começar trabalhando primeiramente consigo mesmo.
Abraços Sheyla Bernardes!
Este texto foi adaptado de
pesquisa no site: http://www.pedagogiaaopedaletra.com.br/posts/vinte-segredos-para-construir-a-autoestima-na-sala-de-aula/
Nenhum comentário:
Postar um comentário