domingo, 14 de julho de 2013

Comunicação: Elementos essenciais, Ruídos e Dicas




O sucesso de toda a atividade profissional é uma comunicação eficaz.
A palavra comunicação deriva do latin "communicare" que significa tornar comum, partilhar, conferenciar. Assim pressupõe, que algo passe do individual ao coletivo.
A comunicação acompanha o ser humano desde seu nascimento, sendo processada em todo momento, independentemente da forma ou da localização.
A comunicação jamais poderá ser compreendida como um fenômeno isolado, pois ela somente será efetiva, se outros elementos estiverem presentes.

Os elementos essenciais para que ocorra uma comunicação eficiente são:
  • Emissor: É aquele que dá início ao processo comunicativo, pois transmite a mensagem.
  • Receptor: É o alvo do emissor, sendo quem recebe a mensagem.
  • Mensagem: Pode ser um fato, ideias ou até mesmo, emoções, ou seja, é o conteúdo contido na comunicação.
  • Canal: É o meio pelo qual a mensagem é enviada do emissor para o receptor.

Durante o processo de comunicação deve-se ter cuidado em não produzir ruídos, “em definição, é uma perturbação indesejável em qualquer processo de comunicação, que pode provocar desvios de mensagem (Mendonça, 2009)”.
Alguns fatores que Provocam Ruídos na comunicação:
  • Ambiente adverso, local com muito barulho, excesso de pessoas em circulação, o que gera a distração da atenção do receptor.
  • O momento em que a mensagem é passada – caso o receptor não esteja concentrado para receber as informações necessárias, esteja com atenção dividida, a mensagem não será compreendida por completo.
  • Linguagem inadequada – o uso de termos técnicos ou palavras em idiomas desconhecidos pelo receptor.
  • Exposição descuidada – falar de temas que não são do interesse dos receptores, desviando a atenção, não centrando em assuntos que são de fato importantes.

Dicas para uma boa Comunicação
  • Fale com o público e não para o público, envolva a platéia;
  • Descomplique, fale de forma simples e direta;
  • Prepare-se. Qual assunto será abordado na sua comunicação?
  • Conheça seu público: Características, tamanho, sujeitos, etc.;
  • Procure elaborar textos curtos, de leitura rápida.
  • Se possível, coloque imagens relacionadas ao assunto, para chamar a atenção;
  • Releia seu comunicado para ver se está claro.

Lembrete: “A boca fala daquilo que o coração está cheio”. (Mt 15,18). Portanto, mantenha a serenidade e reflita antes de elaborar uma comunicação.




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