O sucesso de toda a atividade profissional é uma comunicação eficaz.
A palavra
comunicação deriva do latin "communicare" que significa tornar
comum, partilhar, conferenciar. Assim pressupõe, que algo passe do individual
ao coletivo.
A comunicação
acompanha o ser humano desde seu nascimento, sendo processada em todo momento,
independentemente da forma ou da localização.
A comunicação jamais
poderá ser compreendida como um fenômeno isolado, pois ela somente será
efetiva, se outros elementos
estiverem presentes.
Os elementos essenciais para que ocorra
uma comunicação eficiente são:
- Emissor: É aquele que dá início ao processo comunicativo, pois transmite a mensagem.
- Receptor: É o alvo do emissor, sendo quem recebe a mensagem.
- Mensagem: Pode ser um fato, ideias ou até mesmo, emoções, ou seja, é o conteúdo contido na comunicação.
- Canal: É o meio pelo qual a mensagem é enviada do emissor para o receptor.
Durante o processo de comunicação deve-se ter
cuidado em não produzir ruídos, “em
definição, é uma perturbação indesejável em qualquer processo de comunicação,
que pode provocar desvios de mensagem (Mendonça, 2009)”.
Alguns fatores que Provocam Ruídos na comunicação:
- Ambiente adverso, local com muito barulho, excesso de pessoas em circulação, o que gera a distração da atenção do receptor.
- O momento em que a mensagem é passada – caso o receptor não esteja concentrado para receber as informações necessárias, esteja com atenção dividida, a mensagem não será compreendida por completo.
- Linguagem inadequada – o uso de termos técnicos ou palavras em idiomas desconhecidos pelo receptor.
- Exposição descuidada – falar de temas que não são do interesse dos receptores, desviando a atenção, não centrando em assuntos que são de fato importantes.
Dicas para uma boa
Comunicação
- Fale com o público e não para o público, envolva a platéia;
- Descomplique, fale de forma simples e direta;
- Prepare-se. Qual assunto será abordado na sua comunicação?
- Conheça seu público: Características, tamanho, sujeitos, etc.;
- Procure elaborar textos curtos, de leitura rápida.
- Se possível, coloque imagens relacionadas ao assunto, para chamar a atenção;
- Releia seu comunicado para ver se está claro.
Lembrete: “A boca fala daquilo que o
coração está cheio”. (Mt 15,18). Portanto, mantenha a serenidade e reflita
antes de elaborar uma comunicação.
Referencia:
https://www.portaleducacao.com.br/comunicacao-social/artigos/36849/os-elementos-do-processo-de-comunicacao
http://www.avessodigital.com.br/artigos/1494/ruido-na-comunicacao-nossa-de-cada-dia/
https://www.portaleducacao.com.br/comunicacao-social/artigos/36849/os-elementos-do-processo-de-comunicacao
http://www.avessodigital.com.br/artigos/1494/ruido-na-comunicacao-nossa-de-cada-dia/
Nenhum comentário:
Postar um comentário