segunda-feira, 15 de julho de 2013

Praticas Pedagógicas para Domínio de Sala de Aula X Ações Concretas a serem desenvolvidas

Praticas Pedagógica

Ações Concretas a serem desenvolvidas
Estabelecer um clima positivo de respeito e colaboração entre o professor e os alunos.

  • Apoiar os alunos em suas dificuldades ajudando-os a prosseguir aprendendo;
  • Nunca desmerecer o aluno, principalmente diante dos pais, responsável e colegas de turma, embora suas dificuldades devam ser sempre discutidas;
  • Trabalhar com expectativas positivas desde o primeiro dia “para que o aluno tenha sucesso em sua aprendizagem”;
  • Manter maior proximidade dos alunos,  observando- os com afeto;
  • Respeitar as diferenças individuais, viabilizando crescimento e aprendizagem a todos os alunos.



Incentivar os alunos a ajudarem uns aos outros.

  • Promover o trabalho em equipe e estimular ajuda mútua entre os alunos.
  • Organizar os grupos de trabalho conforme a intenção pedagógica.

Construir normas de comportamento ético-moral e de combate à discriminação junto com os alunos.

  • Estabelecer e cumprir regras combinadas com a turma.
  • Afixar cartaz com as regras combinadas e trabalhar o seu conteúdo periodicamente com os alunos.
  • Estimular os alunos a cumprir as regras através de dinâmicas, brincadeiras, como recolher livros e os recursos didáticos, reorganizar a sala, fazer a limpeza, entre outras;
  • Estimular o automonitoramento dos alunos;
  • Detectar dificuldades específicas da turma para juntos, professora e alunos, vencerem os problemas;
  • Trabalhar a inclusão dos alunos de forma pedagógica através de textos, filmes, músicas e atividades sociais;
  • Incentivar a participação de todos alunos nas atividades escolares, campeonatos, olimpíadas;
  • Realizar palestras, oficinas, sessões de filmes e outras atividades que possibilitem a harmonização das relações com os alunos com a sociedade;
  • Procurar conhecer o contexto social e familiar do aluno para entendê-lo melhor.


Criar respostas eficazes à quebra de regras de convivência.

  • Falar com firmeza, sem agressividade e com respeito;
  • Chamar os pais/responsável para conversas individuais discutindo, entre outros assuntos, a importância de definir limites na escola e na família;
  • Proporcionar aos alunos oportunidades de conversar, de pedir desculpas e discutir situações de desentendimento, de se ajudar mutuamente;
  • Discutir com os alunos os combinados e as medidas para situações de descumprimento dessas regras coletivas.


Acreditar na capacidade de seus alunos e persistir para que todos desenvolvam.
  • Possibilitar a participação efetiva de todos os alunos nas atividades escolares;
  • Reconhecer talentos e aprendizagem dos alunos, acompanhar e elogiar os seus avanços para fortalecer a sua autoestima;
  • Adaptar as atividades de sala de aula para incluir alunos com necessidades especiais;
  • Comprometer-se com o sucesso da aprendizagem de cada aluno: “nenhum a menos”;
  • Promover ações pedagógicas como festivais de música, poesias, dança, torneios esportivos, olimpíadas do conhecimento, oficinas de arte, de trabalhos manuais para descobrir talentos e promover aprendizagens dos alunos.

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