Não existe uma causa única e simples com que possam ser
justificadas as bases das dificuldades com a Linguagem Matemática, que podem
ocorrer por falta de habilidade para determinação de razão matemática ou pela
dificuldade em elaboração de cálculo matemático. Essas dificuldades estão
atreladas a fatores diversos, podendo estar vinculadas a problemas com o
domínio da leitura e/ou da escrita, na compreensão global do que proponha um
texto, bem como no próprio processamento da linguagem. Há dificuldades diretamente
relacionadas à confusão visual-espacial, como outras que têm relação com a
discriminação da seqüência e da ordem precisas de fatos matemáticos e com a
lembrança correta de adequação de procedimentos matemáticos. Embora ocorrendo
mais raramente, também podem existir dificuldades em avaliações comparativas:
maior-menor, mais-menos. Também existe a possibilidade do emocional altamente
exacerbado dificultar ou, mesmo, bloquear o pensamento matemático, não
possibilitando concentração precisa no foco da lógica matemática, determinante
para elaboração de razão matemática.
Pessoas disléxicas, com freqüência, são bem dotadas em matemática.
Elas têm habilidades de visualização em três dimensões, que as ajudam a
assimilar conceitos mais clara e rapidamente que pessoas não disléxicas. Por
isto, também é relativamente comum que esses disléxicos possam resolver
complexos problemas matemáticos mentalmente, mesmo que não sejam capazes de
decompor esse cálculo em suas etapas respectivas. E, embora com essa habilidade
ímpar, e por causa deste mesmo processo de aprendizado diferencial em
discalculia, essas pessoas, surpreendentemente, podem experimentar grandes
dificuldades em cálculos aritméticos básicos. E quando esses disléxicos
apresentam dificuldades muito pronunciadas em direcionalidade, rota de
memorização e seqüência, isto pode trazer-lhes dificuldades tão pronunciadas,
impedindo que seus dons matemáticos possam ser evidenciados.
Há outros disléxicos que, ao contrário, não encontram grandes
dificuldades e, até, podem ser hábeis em cálculos aritméticos, porém fracassam
sempre que uma "incógnita" lhes traga uma abstração que eles não
conseguem decodificar. Assim, encontram sérias dificuldades em matemática mais
avançada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário