Praticas
Pedagógica
|
Ações
Concretas a serem desenvolvidas
|
Planejamento de Aula
|
- Utilizar materiais didático-pedagógicos
adequados;
- Conhecer a Proposta Pedagógica da Escola;
- Elaborar planos didáticos considerando a
Proposta Pedagógica da Escola;
- Fazer uso de acervo bibliográfico, literário,
multimídia e tecnológico existente na escola;
- Buscar fontes que possam auxiliar no
planejamento, como livros didáticos, revistas pedagógicas, legislação, dentre
outros.
|
Fazer roteiros/planos de aula, com uma seqüência lógica de atividades
serem desenvolvidas
|
- Fazer avaliação diagnóstica dos alunos para
conhecimento de suas necessidades de aprendizagem, tendo em vista as
capacidades a serem desenvolvidas e consolidadas;
- Elaborar os roteiros / Planos de aula,
considerando a realidade de sua turma e as capacidades a serem desenvolvidas
e consolidadas, a cada etapa da vida escolar;
- Selecionar estratégias e confeccionar recursos
materiais para o desenvolvimento das aulas;
- Utilizar o Planejamento Pedagógico como
base para o roteiro/Plano de aula;
- Elaborar
e discutir o roteiro/Plano de aula, em conjunto com a coordenação Pedagógica;
- Participar de reuniões pedagógicas com a coordenação
pedagógica e demais professores, para discutir, avaliar e replanejar ações
pedagógicas.
|
Buscar as metodologias adequadas de ensino para desenvolver a
aprendizagem dos alunos
|
- Conhecer os diferentes métodos de ensino e
adaptar à realidade da turma e dos alunos, favorecendo o desenvolvimento de
habilidades e competências;
- Usar diferentes recursos, estratégias e
metodologias para que todos os alunos possam aprender;
- Elevar a autoestima dos alunos, através de
elogios e validação das atividades realizadas;
- Realizar em sala de aula atividades de
diferentes níveis, graduando as dificuldades, a fim de proporcionar o sucesso
de todos os alunos;
- Incentivar e organizar a participação dos
alunos de turmas mais avançadas, como monitores, auxiliando os professores;
- Proporcionar aulas de “recuperação de conhecimento”
para os alunos dentro do Plano de Intervenção Pedagógica, com a atuação
sistemática dos educadores que estejam fora de sala de aula;
- Atender de forma individualizada os alunos que
apresentam maiores dificuldades de aprendizagem.
|
Planejar as atividades levando em conta o contexto social de sua
turma
|
- Conhecer a realidade cotidiana em que os
alunos vivem;
- Planejar as atividades a serem desenvolvidas
em sala de aula, levando em conta fatores contextuais, psicológicos, sociais
e biológicos que possam influenciar a aprendizagem dos alunos;
- Usar recursos que a comunidade oferece para
criar aulas diferenciadas, criativas e próximas da realidade.
|
Promover na sala de aula um ambiente agradável para ensinar
|
- Afixar e usar, durante a aula, cartazes,
calendários, trabalhos de aluno,
revistas, entre outros que estejam relacionados às atividades a serem
desenvolvidas com os educandos;
- Conscientizar toda comunidade escolar sobre a importância da
manutenção do material visual produzido e exposto dentro da sala de aula;
- Construir com os alunos etiquetas para
objetos, móveis e materiais que compõem o ambiente de sala de aula;
- Transformar a sala de aula num espaço rico,
bonito e incentivador para o processo de aprendizagem.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário