quinta-feira, 11 de julho de 2013

Praticas Pedagógicas para Planejamento de Aula X Ações Concretas a serem desenvolvidas


Praticas Pedagógica

Ações Concretas a serem desenvolvidas
Planejamento de Aula

  • Utilizar materiais didático-pedagógicos adequados;
  • Conhecer a Proposta Pedagógica da Escola;
  • Elaborar planos didáticos considerando a Proposta Pedagógica da Escola;
  • Fazer uso de acervo bibliográfico, literário, multimídia e tecnológico existente na escola;
  • Buscar fontes que possam auxiliar no planejamento, como livros didáticos, revistas pedagógicas, legislação, dentre outros.

Fazer roteiros/planos de aula, com uma seqüência lógica de atividades serem desenvolvidas
  • Fazer avaliação diagnóstica dos alunos para conhecimento de suas necessidades de aprendizagem, tendo em vista as capacidades a serem desenvolvidas e consolidadas;
  • Elaborar os roteiros / Planos de aula, considerando a realidade de sua turma e as capacidades a serem desenvolvidas e consolidadas, a cada etapa da vida escolar;
  • Selecionar estratégias e confeccionar recursos materiais para o desenvolvimento das aulas;
  • Utilizar o Planejamento Pedagógico como base  para o  roteiro/Plano de aula;
  • Elaborar  e discutir o roteiro/Plano de aula, em conjunto com a coordenação Pedagógica;
  • Participar de reuniões pedagógicas com a coordenação pedagógica e demais professores, para discutir, avaliar e replanejar ações pedagógicas.

Buscar as metodologias adequadas de ensino para desenvolver a aprendizagem dos alunos
  • Conhecer os diferentes métodos de ensino e adaptar à realidade da turma e dos alunos, favorecendo o desenvolvimento de habilidades e competências;
  • Usar diferentes recursos, estratégias e metodologias para que todos os alunos possam aprender;
  • Elevar a autoestima dos alunos, através de elogios e validação das atividades realizadas;
  • Realizar em sala de aula atividades de diferentes níveis, graduando as dificuldades, a fim de proporcionar o sucesso de todos os alunos;
  • Incentivar e organizar a participação dos alunos de turmas mais avançadas, como monitores, auxiliando os professores;
  • Proporcionar aulas de “recuperação de conhecimento” para os alunos dentro do Plano de Intervenção Pedagógica, com a atuação sistemática dos educadores que estejam fora de sala de aula;
  •  Atender de forma individualizada os alunos que apresentam maiores dificuldades de aprendizagem. 

Planejar as atividades levando em conta o contexto social de sua turma
  • Conhecer a realidade cotidiana em que os alunos vivem;
  • Planejar as atividades a serem desenvolvidas em sala de aula, levando em conta fatores contextuais, psicológicos, sociais e biológicos que possam influenciar a aprendizagem dos alunos;
  • Usar recursos que a comunidade oferece para criar aulas diferenciadas, criativas e próximas da realidade.


Promover na sala de aula um ambiente agradável para ensinar
  •  Afixar e usar, durante a aula, cartazes, calendários, trabalhos de aluno,  revistas, entre outros que estejam relacionados às atividades a serem desenvolvidas com os educandos;
  • Conscientizar toda  comunidade escolar sobre a importância da manutenção do material visual produzido e exposto dentro da sala de aula;
  • Construir com os alunos etiquetas para objetos, móveis e materiais que compõem o ambiente de sala de aula;
  • Transformar a sala de aula num espaço rico, bonito e incentivador para o processo de aprendizagem. 

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